terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como realizar uma migração do Exchange


Nesta fase, as contas de correio existentes e mensagens são migradas do ambiente de mensagens existente para o ambiente Microsoft Exchange 2003. Sua estratégia de migração devem ser executadas de forma que seja transparente e que tem o mínimo de impacto possível sobre seus atuais usuários de email.

Para alcançar esses objetivos, uma estratégia de migração efetiva e ferramentas de migração apropriadas devem ser concebidas e implementadas. Eles devem abordar todos os aspectos da migração de sistema, incluindo rede, interfaces externas, sincronização de conta, sistemas de gestão e operações paralelas.

Este capítulo contém as seguintes seções:

Desenvolvimento de uma estratégia de migração

Elaboração do Plano de Migração

Usando utilitários de migração

Dicas para uma migração bem-sucedida

Consulte o Guia de Migração do Microsoft Exchange 2003 para obter informações completas sobre a migração.

Desenvolvimento de uma estratégia de migração
O local típico onde o Microsoft Exchange 2003 é instalado tem um sistema de e-mail existente que fornece serviços de mensagens para seus usuários. Migração é o ato de mover ou copiar os dados para todos os usuários do legado (existente) do sistema para o Microsoft Exchange 2003 do sistema. A migração é feita para que todos os clientes podem ser atendidos pelo sistema Microsoft Exchange 2003, e não simplesmente aqueles novos assinantes após a instalação do Microsoft Exchange 2003.

A migração é a faceta mais complexa de todo o projeto de implantação. Ainda que este documento oferece uma estrutura de seguir para a migração, não há duas migrações são exatamente iguais, devido às diferenças de cada local de sistema de correio de legado e seus sistemas integrados e procedimentos. A migração bem-sucedida depende de identificar com precisão todos os aspectos originais do sistema que estão a ser duplicado no Microsoft Exchange e, em seguida, duplicar essas condições através do desenvolvimento e teste antes da migração física real.

Os principais assuntos de preocupação em qualquer migração para um novo serviço de correio são a integridade de dados e de transição transparente para a produção. A integridade de dados garante que todas as contas de email, mensagens armazenadas e informações pessoais associados e preferências (por exemplo, livros de endereços, senhas, e assim por diante) são precisamente retidos no sistema de correio de novo. Transição transparente para a produção significa que a transição é feita de forma rápida, limpa e sem interrupção para a experiência do usuário final.

Em migrações típico, a quantidade total de tempo necessário para uma transição de sucesso é uma função da complexidade do sistema. Tanto o número total de contas de correio e o número total de mensagens armazenadas são factores significativos. Além disso, o tempo de migração pode ser afetada pelo sistema e site de questões específicas.

Qualquer estratégia de migração devem abordar:

Migrando contas

Migrando caixas de correio

Migrando Contas
Essa migração envolve toda a informação que identifica e descreve um usuário, incluindo a classe de serviço de dados que define o serviço para o qual os usuários estão inscritos. Dados da conta deve ser colocada no sistema Microsoft Exchange 2003 antes de dados da mensagem. A primeira tarefa é, portanto, para coletar e transferir dados de contas do sistema legado e depois transferi-lo para o sistema Microsoft Exchange 2003.

Se o seu sistema legado tem domínios e unidades organizacionais, você deve se preparar para migrar estes também.

Migrando caixas de correio
Essa migração envolve dados de mensagens - as mensagens reais a serem migrados que pertencem ao usuário. A caixa de correio é simplesmente uma coleção de mensagens pertencentes a uma determinada conta.

Elaboração do Plano de Migração
A migração envolve planejamento significativo, mais do que qualquer outra tarefa de implementação. Esse planejamento é necessário, porque a atividade está exposta aos usuários existentes e, na maioria dos casos, ser a primeira experiência que os usuários têm do novo sistema. É muito importante para planear para qualquer eventualidade, a fim de evitar problemas durante a migração.

Consulte o Apêndice A para obter informações sobre como obter um plano de migração da amostra.

Migração é de 95 por cento de planejamento e execução de 5 por cento. A multiplicidade de fatores que devem ser considerados para que uma migração para o sucesso.

O plano de migração fornece uma detalhada, um procedimento passo-a-passo para a migração de contas e caixas de correio do Microsoft Exchange 2003. A equipe de implantação deve fazer várias corridas seca deste plano, com cada corrida seca, resultando em um refinamento posterior do plano.

Qualquer plano de migração deve abordar estas considerações:

Garantir a disponibilidade de sistemas

Coordenação com outros grupos e identificando dependências

Verificando a instalação e configuração de software

Configurando o sistema de teste

Fornecendo conectividade de provisionamento

Testando a migração

Escolhendo migração completa ou limitada

Retomando serviço

Garantir Readiness Sistemas
Todos os sistemas a serem testados devem estar prontos e em funcionamento antes do início dos testes. Além de redes deve ser implementada como definido no projeto de arquitetura (ver Capítulo 2).

Para cada sistema de e-mail original, separados IP (cada um com originais registos "A" no DNS) deve ser estabelecida para o seguinte:

Endereço de host Esta é a atribuição de IP permanente para o anfitrião.
Serviço Endereço Este é o endereço que é utilizado por todos os clientes de e-mail para um serviço. O endereço do serviço será atribuído novamente ao Microsoft Exchange no momento da migração da conta.
Endereço Proxy de Serviço Deve haver um endereço de proxy de serviço para cada endereço de serviço. O número IP utilizado para qualquer endereço de proxy do serviço irá corresponder a sua Serviço Endereço respectivo. O endereço de proxy de serviço será usado para o proxy alvo onde proxy é usado no sistema do Microsoft Exchange. Estes podem ser de-atribuído após todas as migrações estão completas e, quando for determinado que um processo de reversão não é necessária.

Coordenação com outros grupos e identificando as dependências
Uma vez que quaisquer toques de migração sobre muitos aspectos das operações de uma empresa, certifique-se de coordenar a migração com todos os grupos afetados e identificar dependências - isto é, determinar a ordem em que os sistemas devem ser migrados.

Verificando a instalação e configuração de software
Além de instalar o Microsoft Exchange 2003 (ver Capítulo 3) e verificar se todos os componentes inter-operar, você deve definir as configurações corretas da Microsoft ambiente de troca para o usuário root. Estes incluem o $ PATH correto, LD_LIBARARY_PATH $ e $ configurações do Microsoft Exchange para acessar as ferramentas do Microsoft Exchange Migration.

Configuração do Sistema de Teste
Para validar um plano de migração, o sistema de teste deve ter a capacidade dos sistemas de produção, incluindo a configuração adequada de armazenamento de volume e configuração de failover (continuidade do serviço). O sistema de teste deve ter conectividade com a Internet, como operações de modo de proxy não pode ser testado sem isso.

Além do equipamento que imita o sistema de produção, máquinas piloto de testes também devem estar disponíveis para alimentar os ensaios de migração e capacidade. Os pilotos de teste deve ser configurado com utilitários de migração, bem como com clientes de email ou utilitários de outros testes para acessar e enviar e-mails.

Pelo menos um host de teste é necessário para os ensaios de migração, o host funciona como um substituto para os reais on-line e-mail anfitriões e contém todos os dados necessários para a caixa de correio de testes.

Fornecendo conectividade Provisioning
A interface de provisionamento devem ser validados antes da migração pode ocorrer. Procedimentos API C deve ser testado para garantir que as modificações realizadas no ISD são bem sucedidos e são propagadas para o banco de dados de configuração. O Perl conjunto de APIs para a migração da conta lote também devem ser testados. Últimos, rotinas administrativas no sistema de provisionamento ou DSI deve ser validado.

Este teste é realizado em um ambiente de provisionamento dual. A finalidade de provisionamento dupla é o de assegurar a capacidade de reverter para o sistema de correio de legado no caso em que o sistema de correio de novo em não bem sucedido.

Para o provisionamento, a criação de caixa automático deve ser testado. Comprimento zero caixas de correio são geralmente não migrou, mas sim, eles estão ligados no Microsoft Exchange 2003. O e-mail é recebido pela primeira vez ou marcada, a caixa pode ser criado. Uma base de dados de ensaio grande (que representa o volume de contas antecipadas) deve ser test-migrou para assegurar que os trabalhos de procedimento e que a base de dados destino DSI pode lidar com ele.

Se possível, você deve identificar um grupo de "amigos" usuários dispostos a ajudar na identificação de eventuais problemas ou erros

Testando a migração
Antes da migração pode ocorrer, o teste global sobre o sistema de produção deve ser concluída. Atividades de teste de migração são "não-intrusiva" para o sistema de correio existente e são realizados a partir de um sistema separado usando informações de conta real de usuário e uma cópia de teste dos dados do usuário de produção.

Os procedimentos para a extração de dados de contas do sistema legado deve ser testado. O método e utilitários para carregar essas contas para o DSI deve ser validado através de testes. Cada classe de serviço devem ser incluídos, bem como cada combinação de atributos da conta, como encaminhamento, aliases e respostas de férias.

Além disso, o processo de mover caixas de correio para o sistema Microsoft Exchange 2003 devem ser testados. Este processo inclui o método de suspender a conta, a transferência física de mensagens e anexos, eo retorno da conta para o status ativo.

Você deve fazer quaisquer alterações de configuração possíveis para impedir rede ou carga do sistema. Além disso, você deve estabelecer quaisquer acomodações especiais de rede, host ou de armazenamento que podem ser necessários para o teste. A configuração de rede especial pode ser necessária para prevenir complicações de tráfego introduzidas por meio de testes de migração. Outra solução pode envolver a localização da caixa de correio de armazenamento original para o sistema Microsoft Exchange 2003.

-------------------------------------------------- ------------------------------

Nota: Dependendo das indicações de uma migração de dados, você pode precisar criar novos scripts ou modificar scripts de migração existentes. Todos os scripts para os processos de gestão de lote deve ser concluído e testado antes da migração.

-------------------------------------------------- ------------------------------

Escolhendo migração completa ou limitada
Contas de migrar pode ser definida com base em regras de negócio (por exemplo, todas as contas de e-mail em boa ou contas prioritárias exigindo acesso antecipado a recursos não oferecidos no sistema de correio de saída).

Se você não está indo para migrar toda a população de uma só vez, há algumas considerações que você precisa para planejar. Para a migração limitado, você deve configurar o Microsoft Exchange 2003 para o proxy POP sistema, a fim de recuperar e-mails do sistema legado para as contas unmigrated e caixas de correio. A arquitetura deve também contribuir para a retransmissão de SMTP durante o modo de Proxy, a fim de entregar o correio apropriado para o sistema legado, bem como para Microsoft Exchange 2003.

O método de dados de conta que migram devem ser identificados e testados. Antes da migração conta limitada pode ocorrer, um plano de back-out, garantia de qualidade, migração e certificação de migração deve ser resolvido e validada por testes.

Em muitos casos, os novos assinantes de serviço de correio no site do cliente são adicionados ao Microsoft Exchange 2003 do sistema antes de contas migradas do sistema legado. Os benefícios de manipulação novos cadastrados no Microsoft Exchange 2003 são que você pode ser capaz de:

Atendimento diferenciado imediatamente.

Introduzir o Microsoft Exchange 2003 em um ritmo medido.

Garantir que os usuários não mais são adicionados a um sistema obsoleto.

Retomando Serviço
Uma vez que a migração for concluída, as contas são automaticamente do modo de proxy para o status ativo. Usuários recuperar o acesso a suas caixas de correio e todas as mensagens que foram adiadas durante a migração são entregues aos seus destinatários. Além disso, você deve mover as operações totalmente para o sistema Microsoft Exchange 2003 e desactivar o sistema legado.

Um período de burn-in deve ser identificado, sobre o qual o sistema Microsoft Exchange 2003 deve ser acompanhada de perto as condições de erro.

Usando utilitários de migração
Existem vários métodos para a migração combinado de contas e caixas de correio. Um método é transferir todas as contas em uma única migração. Depois, caixas de correio podem ser transferidos em lotes. Outro método consiste em transferir um lote de contas, em seguida, transferir um lote de caixas de correio correspondentes, e assim por diante.

Utilitários que suportam a estratégia escolhida deve então ser desenvolvidos e testados. Estes testes devem incluir momento da execução destes serviços.

Esta fase envolve a construção dos utilitários de migração em si e deve incluir o design, desenvolvimento e testes dos utilitários de migração que devem ser usados ​​para migrar o correio do sistema existente para o Microsoft Exchange recém implementado sistema de 2003. Novas ferramentas têm de ser construídos, muitas vezes por causa dos sistemas de origem diferentes mail que podem ser na existência.

Microsoft Exchange 2003 oferece ferramentas de migração automatizada destinadas a agilizar o processo de transferência de seu serviço, incluindo built-in ferramentas para serviços usando Sendmail e Post.Office Software.com 's. Essas ferramentas flexíveis, modulares e personalizáveis ​​são scripts Perl que lidam com a exportação de diretório, caixa de correio e informações do usuário a partir desses outros sistemas de arquivos no Microsoft Exchange 2003 formato legível (com base em LDIF), que são importados para o Microsoft Exchange 2003 . Estas ferramentas permitem que você migre todas as contas de uma só vez ou em blocos incrementais de usuários. Ao migrar de um sistema de e-mail diferente, como o Netscape Messaging Server ou SIMS, recursos de proxy do Microsoft Exchange 2003 e robusto conjunto de comandos de exportação fornecer uma base sólida para o desenvolvimento rápido de scripts de exportação personalizados.

Dicas para uma migração bem-sucedida
Com a conclusão dos ensaios de migração, o único impacto previsto será causado pela diferença de funcionalidade entre sistemas de correio. Uma vez que a migração das contas foi iniciado, o ambiente de produção de destino torna-se o ambiente de produção.

O procedimento de migração envolve estas etapas distintas:

Configurando o Microsoft Exchange 2003 em modo Proxy

A alteração do registro MX

Contas de identificação a serem migrados

Extraindo informações de conta

A criação de contas no Microsoft Exchange 2003

Migrando mensagens

Configurando o Microsoft Exchange 2003 em modo Proxy
Microsoft Exchange deve ser configurado para o modo de Proxy antes de ativar o sistema. A configuração de proxy permite a retransmissão de pedidos de mensagens e serviços para o sistema legado até que a migração total foi alcançado.

No modo de Proxy, todas as mensagens recebidas é direcionado para o Microsoft Exchange 2003. Se o e-mail é para um usuário que não tem um conta do Microsoft Exchange, o e-mail é retransmitida para o sistema legado para a entrega. Se um usuário tenta recuperar e-mails, mas a caixa postal do usuário ainda não está localizado no sistema Microsoft Exchange 2003, o servidor POP irá se conectar ao sistema legado e irá recuperar o e-mail da caixa de correio local legado.

Alterar o registro MX
Para que mail para alcançar o Microsoft Exchange 2003 do sistema (em vez do sistema legado), você deve alterar o registro MX no DNS para o domínio de e-mail do site, para que o tráfego é direcionado para o Microsoft Exchange 2003.

Com todo o correio dirigido ao Microsoft Exchange, você pode começar a queimar-se o sistema com cargas vivas e se acostumaram a administração operações mesmo que não há dados de contas no sistema. No entanto, assim que o sistema é ativado, as contas são provisionados diretamente para o Microsoft Exchange 2003.

-------------------------------------------------- ------------------------------

Nota: Esta etapa pode demorar algumas horas para ser propagado através da Internet.

-------------------------------------------------- ------------------------------

Contas de identificação a serem migrados
A primeira etapa da migração é determinar quais contas de correio existentes vai passar para o sistema Microsoft Exchange 2003. Contas de migrar pode ser definida com base em regras de negócio (por exemplo, todas as contas de e-mail em boa posição, ou contas prioritários que requerem acesso rápido a recursos não oferecidos no sistema de correio existente).

Extraindo informações da conta
Depois de definir as contas para migrar, o próximo passo é extrair informações de conta do sistema de e-mail existente. Usando a lista conta de destino, informações de conta é exportado para um arquivo no formato LDAP Data Interchange (LDIF). O formato LDIF padrão permite a importação de informações de conta de qualquer sistema de e-mail existente para um sistema do Microsoft Exchange. Os scripts utilizados aqui podem ser personalizados para lidar com qualquer situação.

Criando contas do Microsoft Exchange 2003
Em seguida, as contas são criadas no diretório do Microsoft Exchange com base nas informações da conta descrito no arquivo LDIF. Como as contas são criados, eles são colocados em modo de Proxy, fazendo a entrega de correio de e para o acesso de contas unmigrated a ser passado diretamente para o sistema de correio de idade, garantindo assim um serviço contínuo aos usuários finais. Durante esta fase, se um usuário se conecta e fornece um nome de usuário desconhecido, o Microsoft Exchange servidor POP se conecta ao sistema de e-mail atual.

Mensagens que migram
A última fase da migração envolve mover mensagens de correio do sistema de e-mail existente para o sistema Microsoft Exchange. Migração mensagem pode ocorrer tanto como arquivos separados ou como um arquivo único e concatenada. No entanto, alguns personalização é normalmente necessária, uma vez que a forma de uma mensagem é armazenada no servidor de armazenamento de mensagens (MSS) podem diferir do formato de correio normal. Esta fase requer novas contas para ser executado em modo de manutenção, período em que estas caixas de correio estão indisponíveis. Por esta razão, a migração de mensagem é normalmente realizada em pequenos incrementos, durante as horas de pico.

Troca de plano de migração para avançar:

Realizar diligência em sua rede através do Serviço de Terminal Remota (na próxima semana)

Identificar os componentes existentes - usuários, grupos, variáveis ​​de login

Documento estrutura AD proposta

Projeto reunião inicial (sexta-feira)

Instalar o Windows Server 2003 (Friday Night)

Instalar o Active Directory (Friday Night)

Configurar, Patch e Connect (Friday Night)

Registro de Eventos de Revisão, resolver quaisquer erros (Friday Night)

Ligue ambiente AD para o Windows 2000 existente (Friday Night)

Identificar impressoras existentes (sábado)

Identificar os componentes existentes no Exchange (Sábado)

Construção Exchange, configure, patch (sábado)

Instalar e configurar o software de vírus, spam e solução de fax

Software (sábado)

Configurar OWA em DMZ (Sábado)

Verificar Instalação (sábado)

Realize Move-Mailbox (sábado)

Instalar o Outlook 2003 em todos os desktops. (Sábado - Domingo)

Comente Registro de Eventos, resolver quaisquer erros (domingo)

Configuração de teste testes estação de trabalho / executar (domingo)

On-Site para lidar com quaisquer problemas com a migração (segunda-feira)

As etapas acima são apenas uma estimativa de trabalho necessário para ser realizar uma migração bem-sucedida. Depois que realizar o Intercore Due Diligence vai ter um contorno mais definido em MS Project para detalhar totalmente a amplitude de trabalho necessária para executar a migração. Esta diligência será identificar as questões que podemos resolver antes da migração é realizada....

Nenhum comentário:

Postar um comentário